Você está aqui: Página Inicial / O Município / História

História

por cmtanquedopiaui publicado 19/06/2024 22h10, última modificação 10/07/2024 11h49

Tanque do Piauí é um município brasileiro do estado do Piauí, situado na mesorregião sudeste piauiense, na região conhecida como chapada grande. A origem do nome é devido a uma localidade chamada de Tanque Velho, onde um senhor chamado de João Marinho construiu um tanque para guardar água da chuva, e o local ficou conhecido como Tanque do João Marinho, mais tarde ele se mudou para o local onde hoje fica o município e levou consigo o nome de Tanque.

1. História

No dia 18 de janeiro de 1970 foi celebrada a primeira missa pelo Monsenhor Leopoldo. Seis Anos depois, em 1976, foram erguidas duas construções: o posto de Saúde e a Unidade Escolar, onde hoje funciona o Ensino Médio.

Em 1986 foi ligada a energia elétrica do povoado e a perfuração de um poço tubular com profundidade de 451 metros.

Em 1969 o prefeito de Várzea Grande-PI, mudou a feira daquela cidade, que era na segunda-feira, para o sábado, os feirantes revoltados resolveram fazer a feira no Tanque, sendo realizado no terreiro da casa do Sr. Né Filisminda, debaixo de um pé de oitizeiro, no dia 29 de setembro de 1969, sendo esta a data oficial da primeira feira e de fundação do Povoado Tanque, tempos depois a feira de Várzea Grande voltou a ser realizado na segunda-feira, e os feirantes voltaram para aquela cidade.

2. Emancipação

Até o início do ano de 1992, o povoado pertencia a Oeiras, mas, em 19 de abril de 1992, um plebiscito elevou o povoado de Santa rosa à categoria de cidade e o Tanque passou a pertencer à nova cidade.

Em 14 de dezembro de 1995, Tanque do Piauí foi elevado à categoria de cidade, por intermédio da Lei Estadual nº 4810/1995. Sendo que a instalação do Município deu-se em 1º de janeiro de 1997.

Fonte: Wikipédia | |IBGE